Lóttus realiza 1º Torneio Interno de Tênis de Mesa

Um evento de socialização, superação e autoestima. Assim foi o 1º Torneio Interno do Instituto Lóttus de Tênis de Mesa, modalidade desenvolvida em parceria com a Academia Nelson Machado. O esporte educa e amplia oportunidades, integrando a programação das crianças e adolescentes da entidade, inseridas no SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos).

O torneio interno foi realizado na última sexta-feira (1º de agosto), entre 16h30 e 19 horas, no ginásio da própria entidade. Após a abertura, os grupos de 28 inscritos fizeram seus jogos divididos entre quatro categorias por gênero e idade. Houve colocação do primeiro ao quinto lugar, mas todos saíram com medalhas, motivando a participação.

“O torneio é planejado para valorizar o esforço e a dedicação dos nossos usuários. Uma iniciativa do professor Ademar Portilho, com o apoio da Academia Nelson Machado. Mais do que uma competição, é um momento de incentivo e crescimento, para que as crianças e os adolescentes coloquem em prática tudo o que aprenderam nas aulas, mostrando seu progresso de uma forma divertida e afetuosa. Cada competição é uma chance de superar desafios, desenvolver novas habilidades e, acima de tudo, sentir-se valorizado, reconhecendo o potencial que existe dentro de si”, salientou a assistente social Milena Manfrin, responsável pelo SCFV do Instituto Lóttus.

“O esporte, de uma forma geral, contribui com a disciplina, atenção, caráter, socialização. E o tênis de mesa desenvolve muito a concentração e a coordenação motora e possibilita o trabalho com meninos e meninas de todas as faixas etárias, com excelente aceitação por parte deles”, considerou o técnico desportivo Nelson Machado.

Além do foco em educação, Marília é polo de desenvolvimento de atletas em Tênis de Mesa e o Instituto Lóttus contribui na detecção e preparo de jovens com esse potencial, através da parceria com Nelson Machado e seu sócio, o treinador Vinícius Gimenez.

“O Tênis de Mesa aqui no Instituto oportuniza a vivência do esporte e é uma ferramenta na formação de atletas e na formação cidadã”, mencionou Gimenez. “Um dos objetivos do projeto é captar talentos e viabilizar a participação em torneios. Já tivemos crianças do IL (Instituto Lóttus) até mesmo no Ranking Paulista (campeonato oficial do estado)”, observou o educador físico e professor da entidade, Ademar Portilho, mas ele destaca: “Mais do que incentivar a prática esportiva, através dela ensinamos valores e princípios que esses jovens levarão por toda a vida”.

Além dos 28 inscritos, mais crianças e adolescentes participaram, assistindo e torcendo. Além da premiação aos atletas, houve entrega do livro “Método de ensino de Tênis de Mesa”, de Nelson Machado, para as crianças selecionadas para os torneios da liga regional.