Nesse dia 16 de dezembro o Instituto Lóttus fechou as atividades de 2025 com o evento cultural “Do Berço ao Horizonte”. Foram 11 apresentações intercaladas com narrativas sobre as etapas da vida, mostrando a amplitude do trabalho. A organização atua no fomento de oportunidades e inclusão, contribuindo em diferentes faixas etárias para o desenvolvimento e empoderamento humanos.

A superintendente do Instituto Lóttus, Sandra de Fátima Cordeiro Roim, abriu o evento, agradecendo pela confiança dos atendidos e familiares no trabalho e na equipe da instituição. “É uma alegria muito grande receber todos vocês e seus familiares para este momento de valorização do trabalho que desenvolvemos juntos em cada núcleo durante o ano todo. Agradecemos pelo ano de 2025 e que 2026 também seja repleto de união, atividades e esperança. Que Deus abençoe a todos”.
Na sequência, sons de batimentos do coração chamaram a atenção do público para o início da apresentação, que trouxe uma narrativa sobre a infância, com sua graça e riqueza, mas também com sua importância para o desenvolvimento humano, lembrando da responsabilidade familiar e social nesse período.

Abrindo as apresentações de dança, capoeira e música do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), a narrativa destacou que o Lóttus trabalha para que as famílias contem com um espaço seguro de apoio, estímulo e proteção, onde as crianças atendidas encontrem convivência, cooperação, aprendizagem, autonomia e pertencimento, norteando valores, fortalecendo habilidades e ampliando oportunidades.

Continuando, a narrativa seguiu o mesmo tom ao abordar a adolescência, valorizando o estímulo ao amor-próprio, autoestima e autodescoberta que o Lóttus promove com os programas Aprendiz e das Medidas Socioeducativas. Nesta etapa houve apresentações de danças urbanas, música, com violão e voz, e Maculelê (dança afro-brasileira e indígena que preserva a ancestralidade).

Abrindo o trabalho do Grupo Novo Tempo, de terceira idade, o Instituto Lóttus lembrou do espaço de expressão, proteção, vínculo e socialização que oferece a essa faixa etária. “A terceira idade é o núcleo mais animado, com garra, comprometimento e alegria. Um exemplo que nos motiva a continuarmos nos empenhando. Só temos a agradecer”, ressaltou Sandra Roim.

As apresentações do Novo Tempo se dividiram em três grupos denominados Esperança, Alegria e Vida, além do Coral, com a música Sabiá, de Luiz Gonzaga e Zé Dantas. O evento cultural terminou com a Fanfarra do Lóttus, apresentando a música We Will Rock You, do Queen.


Durante a apresentação, houve ainda uma fala dos diretores, todos voluntários. O tesoureiro, Ilsso Pereira de Souza, e o conselheiro fiscal, Gilson Alves de Sá, agradeceram a todos. E o presidente, João Batista Nunes da Cruz, lembrou o esforço da equipe em 2025. “Convidamos os pais das crianças e adolescentes atendidos para que se aproximem da Administração do instituto e participem das ações para levantar fundos”. O Instagram da organização é @institutolottus.


