Os atletas do Instituto Lóttus de Tênis de Mesa encerraram a temporada de 2025 como destaques em suas categorias. A oitava e última etapa da Liga Oeste Paulista aconteceu no último sábado (8) e os cinco participantes do IL, através da parceria com a Academia Nelson Machado, tiveram colocações de relevância no ranking anual.
A oitava etapa foi realizada em Presidente Prudente, reunindo aproximadamente 400 atletas, distribuídos em 24 categorias (masculinas e femininas). Ao longo do ano, mais de 30 Clubes/municípios da região centro-oeste paulista participaram, contando com o Instituto Lóttus, em parceria com a Academia Nelson Machado.
O IL (Instituto Lóttus) teve seis atletas inscritos e cinco deles se mantiveram competindo até a final. São eles: Isaac Eduardo Barbosa, Sub-9; Miguel Faria de Araújo, Sub-9; Ryan Daniel Prato Lopes, Sub-9; Ana Clara Coqueiro, Sub-9; e Nicollas Gabriel Pego, Sub-11. Sendo que Isaac, Ryan e Ana Clara alcançaram o quinto lugar em suas categorias.

Attletas do Instituto Lóttus durante a Liga Oeste Paulista de 2025
A cada ano, ao final de todas as etapas, é estabelecido um ranking para eleger os melhores atletas de cada categoria e o Instituto Lóttus se destacou com colocações para os cinco atletas. Na categoria Sub-9 Masculino, Isaac Eduardo Barbosa foi classificado como o terceiro melhor jogador de toda a temporada; Ryan Daniel Prato Lopes foi o quinto melhor e Miguel Faria de Araújo pegou a sétima colocação.

Na categoria Sub-9 Masculino, Isaac Eduardo Barbosa foi classificado como o terceiro melhor jogador de toda a temporada
Já na categoria Sub-9 Feminino, Ana Clara Coqueiro foi considerada a quarta melhor atleta de toda Liga Oeste Paulista e Nicollas Gabriel Pego pegou a 13ª. colocação na classificação da categoria Sub-11 Masculino.

Atleta Ana Clara do Istituto Lóttus, a quarta melhor de toda Liga, com a primeira colocada da oitava etapa
A assistente social do Lóttus, Milena Manfrin. salientou que todas as atividades desenvolvidas no SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) têm o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de risco social. No entanto, vários participantes das diferentes modalidades oferecidas se destacam e, nesses casos, o instituto estimula e oportuniza o aprimoramento e a participação em competições esportivas. No caso do Tênis de Mesa, isso se dá através da parceria com a Academia Nelson Machado.

Atletas do Instituto Lóttus em competição em Presidente Prudente
A Academia Nelson Machado, pelo Yara Clube, levou a premiação máxima de melhor clube do ano em toda Liga. E é ela quem responde pela parceria com o Instituto Lóttus no Tênis de Mesa, agregando toda sua técnica no desenvolvimento da modalidade dentro da entidade. Já para a competição, a academia ajuda no custeio do uniforme e do transporte e o IL responde pela taxa de inscrição e pela alimentação.
O professor de Tênis de Mesa do Instituto Lóttus, Ademar Carlos Portilho, ressaltou que o Tênis de Mesa contribui na formação do ser humano em várias frentes, trabalhando a disciplina, a socialização, a inclusão, a concentração, a coordenação, a atenção, o saber ganhar e perder e a constituição da autoestima.

O cinco atletas do IL que chegaram à final da Liga Oeste Paulista de Tênis de Mesa juntos com o professor da modalidade e a assistente social
